NOTA DE FALECIMENTO – Profa Mariazinha
É com profundo pesar que noticiamos o falecimento da Professora Maria da Graça Morais, carinhosamente chamada de “Professora Mariazinha”.
O velório será realizado no dia de hoje (17/11), às 14h no Cemitério Parque da Colina – Velório 5 – Capela Esperança (na cidade de Belo Horizonte/MG) e o sepultamento previsto para às 16h.
A professora Maria da Graça Morais, carinhosamente chamada de Mariazinha, dedicou cerca de 40 anos às atividades de docente e pesquisadora na UFMS.
Conhecida pela austeridade com que ministrava suas disciplinas, inicialmente assustava os desavisados, mas com o passar do tempo se revelava uma pessoa sensível aos problemas da natureza humana. Tinha uma atenção especial no cuidado com os animais para que tivessem uma vida bem vivida.
Tudo que se propôs a fazer foi prioridade na sua vida. Mesmo com dificuldades, coordenou o grupo de criou a Pós-graduação em Ciência Animal, deu aulas como poucos e se dedicou suas pesquisas a responder perguntas relevantes para melhorar a produtividade dos rebanhos, principalmente no Estado de Mato Grosso do Sul.
Suas explicações encantaram gerações de médicos veterinários e zootecnistas que tiveram o privilégio de assistir suas intermináveis aulas. A participação da “Mariazinha” nas bancas de defesa de conclusão de curso sempre levava a revelação da “caixa preta” da pesquisa, por meio de suas hipóteses e discussões.
Aqui fica a saudade de uma cidadã – profa. Mariazinha – que soube ser fiel as amizades, não se afastou dos seus princípios e deixa uma grande legado de amor e dedicação ao ensino, à ciência, às pessoas que com ela conviveu e aos animais.
Sabemos que onde você estiver, haverá sempre um café quentinho para uma boa conversa.
Descanse em paz Profa. Mariazinha!

