Da Tradição à Inovação: O Papel do pastoreio na gestão de sistemas agrícolas e florestais

Postado por: Ricardo Santos

O Professor Permanente do PPG Ciência Animal, Dr. Gelson dos Santos Difante, que atualmente está lotado como Pesquisador Visitante Sênior no Instituto Politécnico de Bragança participou na última sexta-feira, dia 31 de outubro, em Mirandela/Portugal, do Seminário “Da Tradição à Inovação: O Papel do Pastoreio na Gestão de Sistemas Agrícolas e Florestais”.

Evento coordenado pela Profa. Dra. Marina Castro, supervisora do Prof. Dr. Gelson Difante, parte do projeto AF4 EU (Agroforestry Business Model Innovation Network), do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do IPB, em colaboração com a APPITAD (Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro).

A iniciativa teve como objetivo destacar o papel do pastoreio na gestão sustentável do território, evidenciando a sua contribuição para a redução de combustíveis finos, a prevenção de incêndios rurais e a diminuição do uso de herbicidas. O encontro, que reuniu produtores de gado, olivicultores, técnicos e cientistas, buscou ainda, valorizar o conhecimento tradicional e demonstrar como o pastoreio dirigido pode ser uma ferramenta eficiente e de baixo impacto para a gestão agroflorestal.

O programa incluiu uma sessão pública com palestras e uma mesa redonda que reuniu produtores, investigadores e entidades ligadas à gestão do território (CCDRN, BALADI, ICNF, etc.), e que seguiu uma discussão alargada, na Casa de Santo Amaro, Suçães – Mirandela. Na parte da tarde, foram realizadas duas visitas técnicas – uma a um olival tradicional e outra com demonstração prática de pastoreio em olival – onde foram apresentados os benefícios desta prática na gestão da vegetação e na sustentabilidade dos sistemas agroflorestais.