Palestra on-line sobre gerenciamento do estresse e equilíbrio emocional é ofertada aos estudantes

Postado por: Ricardo Santos

Estudantes de graduação e pós-graduação de todos os câmpus da UFMS podem se inscrever na palestra Gerenciamento de Estresse e Equilíbrio Emocional, que será oferecida em formato remoto no dia 19, às 16h. O cadastro deve ser realizado pelo formulário on-line, até o dia 18, de forma gratuita.

A iniciativa tem o objetivo de munir os estudantes com ferramentas para aliviar o estresse, resgatar o entusiasmo e a autoestima, ao mesmo tempo em que expressam suas potencialidades de forma plena. A palestra está vinculada ao projeto de extensão Conexão e bem-estar por meio do Yoga, coordenado pela servidora do Instituto de Biociências, Flávia Maria Leme, em parceria com o Instituto Visão Futuro, e pretende apresentar os impactos do estresse constante no corpo humano.

“A palestra vai ser, principalmente, voltada ao gerenciamento do estresse e às práticas para diminuir a ansiedade. Vão ser explicações científicas de como é o nosso corpo, de como o nosso corpo reage ao estresse, e quais são as práticas indicadas para o controle, esse controle emocional”, explica. A psicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard, também fundadora do Instituto Visão Futuro, Susan Andrews, será a responsável por apresentar aos inscritos o contexto biológico por trás dos impactos da ausência de cuidado com o corpo em situações de estresse.

Os estudantes ainda podem participar da ação de extensão Calma na Crise, que será apresentada durante o evento. “Depois da palestra introdutória, quem se inscrever [na ação de extensão] vai participar de quatro módulos on-line e três módulos presenciais. O primeiro módulo será no dia 26 de março, e o segundo módulo no dia 2 de abril. Até o dia 30 de março, os estudantes podem se inscrever para participar do programa”.

De acordo com a coordenadora, a ação de extensão possibilita que os estudantes, principalmente os graduandos, se aprofundem nos exercícios que auxiliam na redução da inflamação que ocorre no organismo que passa por altos níveis de estresse. O intuito é que os participantes possam sentir na rotina o bem-estar alcançado com a prática de respiração e relaxamento, tendo a possibilidade de evitar problemas relacionados à saúde mental ainda maiores futuramente.

“Quando esse gerenciamento do estresse e da ansiedade é negligenciado, pode causar sérios danos aos estudantes e aos familiares. Então, aqui o nosso objetivo é dar aos estudantes as ferramentas para que, em momentos de estresse, eles mesmos consigam se autorregular”, aponta a coordenadora.

Texto: Agatha Espírito Santo